Caudata.org: Newts and Salamanders Portal

Register a free account today to become a member! Once signed in, you'll be able to participate on this site by adding your own topics and posts, as well as connect with other members through your own private inbox!
Did you know that registered users see fewer ads? Register today!

BRA Press: O Batráquio - Um espectro ronda os anfíbios - o espectro da extinção!

wes_von_papineäu

Our Roving Correspondent
Joined
Apr 21, 2006
Messages
494
Reaction score
10
Location
Vancouver, British Columbia
JORNAL O FAROL (São Miguel do Iguaçu, Brazil) 03 July 08 O Batráquio - Um espectro ronda os anfíbios - o espectro da extinção!
Um espectro ronda os anfíbios – o espectro da extinção!
Sapos, rãs, pererecas, cobra-cegas e salamandras somam 4 mil espécies conhecidas. Todavia, 100 delas desapareceram só nos últimos 30 anos.
Adaptados, estes primeiros vertebrados terrestres dominaram a terra há 250 milhões de anos. Entretanto, para a maioria a adaptação não foi completa: ainda hoje, eles precisam voltar à água para se reproduzir.
Assim, vivem em dois mundos. Iniciam a vida na água, como ovos e girinos, aí transformam-se em jovens e, finalmente, mudam o endereço para terra firme, onde tornam-se adultos.
O começo da estação das chuvas é o início da estação reprodutiva. Os sapos adultos descem dos locais secos para os riachos e lagoas. No final da estação chuvosa, fazendo o caminho inverso dos pais, os jovens sapinhos deixam o riacho e sobem à procura de algum fragmento florestal.
Nos últimos anos esta migração tornou-se arriscada, pois as áreas entre a água e a floresta não são mais contínuas. O homem rompeu a unidade da mata. De um lado, o habitat dos girinos; de outro, o ambiente dos sapos adultos. Esta provocada desconexão faz com que os jovens tenham que atravessar pastagens inóspitas, com capim alto, vacas e predadores. Roças de milho e bananais. Condomínios e estradas.
Quando a floresta era contínua esta ameaça não existia.
A pior desconexão para anfíbios é a que destrói a mata ciliar porque desconecta a água da floresta. Além disso, provoca assoreamento.
Quando as desconexões aumentam, os anfíbios declinam. Não é mera coincidência.
Poluentes como chuva ácida, agrotóxicos e fertilizantes causam mutações. Áreas de extensivo uso de venenos contém sapos, rãs e salamandras com maior taxa de mutação. O Roundup, da Monsanto, feminiliza larvas, reduzindo as taxas de sua sobrevivência.
Peixes exóticos, plantas invasoras e até anfíbios exóticos como a norte-americana rã-touro, que está se disseminando pela Mata Atlântica, ameaçam sapos, rãs e pererecas nativos.
Raios ultra-violeta-B, que aumentam com o buraco na camada de ozônio, retardam a taxa de crescimento, reduzem a imunidade e provocam má-formações e mudanças comportamentais.
As mudanças climáticas deixam secas as áreas que são vitais para a reprodução dos anfíbios.
Como não bastasse, o mortal fungo Batrachochytrium dendrobatidis tem provocado a quitridiomicose, doença que mata anfíbios em massa.
Este fungo de nome estranho dá a paulada final, pois quem já os baqueou pra valer foi a espécie humana.
Aliás, é de humana e poética nobre alma, os sensíveis versos:
Batráquio
- À noite, ao astral palor das estrelas na altura,
ao coaxar das rãs monótono nos brejos,
sai vagaroso e triste, em corcovos cortejos,
o sapo, o vil batráquio, a imunda criatura!
- Anfíbio, venenoso, ovíparo, a estatura
não lhe mede jamais seus íntimos desejos.
Tem despeito do céu! – e ulula uns vãos arpejos
à toalha astral de crivo estrelejada e pura!
- Tão baixo que ele o é! Tão pequenino e imundo!
E olha e divide e anseia andar, mundo por mundo,
aos saltos bruscos por a constelada esfera!
- Calcula a força e o grau do seu profundo gozo,
se de um salto pudesse, ele, tuberculoso!
cuspir, babar a são poliestelar quimera!

Este gentil semelhante é o poeta alagoano Alves de Faria, nascido em 1871 quando, na terra das palmeiras, ainda cantava o sabiá.
Ressabiado, Uélinton, meu prezado inglês, escreve:
- Se um poeta, de quem espera-se sensibilidade, refere-se ao batráquio como algo vil, venenoso, imundo e tuberculoso, absurdo e monstruoso, que será do sentimento do resto de sua gente?
Na mesma linha enfezada, Diéssica, minha secretária quase americana:
- Alguém aí se importa com o destino dos anfíbios?!
- O povo, com honrosas exceções, quer que o sapo se exploda! – dá, em silêncio, seu ponto de vista, uma visionária cobra-cega.
Um forte abraço e até sexta que vem.
http://www.jornalofarol.com.br/exibi_noticia.asp?id=1300
 
General chit-chat
Help Users
  • No one is chatting at the moment.
  • Shane douglas:
    with axolotls would I basically have to keep buying and buying new axolotls to prevent inbred breeding which costs a lot of money??
    +1
    Unlike
  • Thorninmyside:
    Not necessarily but if you’re wanting to continue to grow your breeding capacity then yes. Breeding axolotls isn’t a cheap hobby nor is it a get rich quick scheme. It costs a lot of money and time and deditcation
    +1
    Unlike
  • stanleyc:
    @Thorninmyside, I Lauren chen
    +1
    Unlike
  • Clareclare:
    Would Chinese fire belly newts be more or less inclined towards an aquatic eft set up versus Japanese . I'm raising them and have abandoned the terrarium at about 5 months old and switched to the aquatic setups you describe. I'm wondering if I could do this as soon as they morph?
    +1
    Unlike
    Clareclare: Would Chinese fire belly newts be more or less inclined towards an aquatic eft set up versus... +1
    Top